12 setembro 2014

Livro: A Jovem Coréia por Yoo Na Kim


Olá pessoas, como estão?! Bom hoje como podem ver, resolvi trazer um tipo de resenha BEM diferente do que costumo a fazer. Em vez de dramas e filmes, dessa vez será de um livro! Esse exemplar eu achei na biblioteca da minha faculdade (que eu fiz o favor de esquecer de renovar!), e era um livro que eu já estava pensando em comprar faz um tempo, mas pelo preço nunca tive coragem. Então acabei aproveitando a oportunidade e vim compartilhar ele aqui com vocês.
Pra quem não sabe, a imigração da Coreia aqui no Brasil já completou 50 anos, mas esse livro está um pouquinho desatualizado, pois foi feito em 2008, mas muitas informações ainda são válidas. Quem quiser algo mais atualizado, a mesma autora, Yoo Na Kim lançou mais um almanaque com os 50 anos de imigração: Brasil e Coreia: 50 anos de amizade.


Nesse livro a autora aborda vários assuntos que são difíceis de se encontrar com pesquisas pela internet! Ela começa mostrando alguns pontos turísticos e contando um pouco da história e curiosidades da Coreia do Sul, também sobre o avanço tecnológico na Coreia/Brasil.
Um fato que achei muito interessante foi quando ela falou do degrau que dividia as duas Coreias, nunca que eu saberia disso!
Ela também explica como foi que os primeiros coreanos vieram parar aqui no Brasil, e como eles expandiram a indústria de moda aqui, o que muitos também conhecemos só de passar no Brás e no Bom Retiro.

Desde esportes a lazer, comidas típicas (que só de olhar as imagens já me deu uma fome!), a autora trás várias curiosidades e muitas informações valiosas.
A parte que eu gostei mais desse almanaque, foi a de Perfis, e claro de Kpop e Doramas, sim tem uma parte dedicada a onda Hallyu e aos cinema asiático!

 
 

Pra quem um dia sonha em viajar, ou até mesmo morar na Coreia (assim como eu), vale muito a pena pelo menos dar uma olhadinha nesse livro. Sem falar que além de todas informações passadas, as imagens e os detalhes na diagramação são excelentes, visualmente é muito lindo e de fácil leitura. Vale até mostrar para os seus pais como são as coisas por lá, e mostrar porque temos tanto vício com a Coreia!

Uma última coisa: a autora teve todo cuidado de no final indicar VÁRIOS lugares de cultura coreana aqui no Brasil para se visitar, como restaurantes, mercados, locadoras e muitas outras coisas. Não tenho certeza se os endereços continuam os mesmos por conta do ano que o livro foi feito, mas vale a pena dar uma conferida.


Quem estiver interessado em saber mais desse livro e da autora deem uma olhada no site Study in Korea, que foi por lá que vi primeiro esse livro, lembrando que lá também eles dão várias dicas e divulgam vários eventos, inclusive cursos legais!

Espero que tenham gostado, pretendo trazer mais coisas diferente assim no futuro pro blog. Tem uma pequena livraria na Liberdade que vi várias revistas de dramas que estou louca pra comprar e mostrar pra vocês. Deixem suas opiniões e dúvidas aqui nos comentários, e se alguém também teve a oportunidade de lê-lo, compartilha aqui também com a gente!

Até o próximo post, xoxo.

2 comentários:

  1. Interessante, vou ver se consigo um.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É difícil a gente encontrar livros que tragam Coréia como tema nas bibliotecas e até mesmo nas livrarias. Sempre saio procurando. Vou ver se encontro este livro e o mais recente. Quero mesmo ler os dois.

    ResponderExcluir

« »

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *