18 junho 2013

Kpop nos anos 90



Olá pessoas, como vocês estão? Bom eu vim adiando esse post por conta do que veem acontecendo (os protestos), mas enfim resolvi fazer logo antes que esquecesse. Essa ideia veio na verdade depois de assistir ao drama Reply 1997, e acho que já deu pra entender o porque. A algum tempo venho ouvindo bastante grupo dos anos 90, e o drama acabou me deixando com mais vontade ainda de falar sobre o assunto.

Pra quem não sabe, ou não se interessou em saber, o que kpop teve seu inicio nos anos 90, surgindo grandes empresas como a SM, e logo em seguida veio YG, JYP e todos grupos e empresas que conhecemos hoje. Mas antes de ter chegado a o que é hoje, teve uma grande geração importante pra essa mudança na música coreana, e pra caso vocês não saibam, eram apenas musicas tradicionais, ou de época mesmo, nada envolvendo hip jop, r&b, pop e rock todos juntos e ou ao mesmo tempo.

E é ai que veem os grandes sucessos da época, que até hoje tem seu lugar em rankings de fancafe (resumindo quantidade de fãs em seu fanclube), e um grande sucesso ainda lembrado.
Sei que muitos tem um pouco de preconceito com esse estilo de música, já conheci pessoas que não suportam musicas "antigas" e muito menos kpop. Mas acredito que vale a pena ouvir e comparar o inicio do kpop e até onde se repercutiu.

Aqui vai uma lista de sete grupos, que conheci e debutaram nos anos 90, e foram sim grandes sucessos, pelo menos na minha opinião.

7° Lugar: Turbo

Inclui Turbo por ser um dos grupos que mais gosto, porém não foi um grande sucesso ao todo chegando ao nível de H.O.T ou muitos outros, porém sendo um dos grupos com as músicas mais viciantes.
Debutaram em 1995 e se separaram em 2000, sendo um trio: Kim Jung Nam, Kim Jong Kook e Mikey.


6° Lugar: Fin.K.L

Acredito que esse grupo não poderia faltar na lista, sendo um dos nomes mais conhecidos, e acho que todos devem ter pelo menos ouvido falar em algum drama ou programa. 
Debutaram em 1998 e se separaram em 2001, contendo quatro membros: Lee Hyori, Ock Joo-hyun, Lee Jin e Sung Yuri.


5° Lugar: S.E.S. 

S.E.S. foi o primeiro girl group a fazer grande sucesso, sendo logo seguido por Fin.K.L e Baby VOX. Também sendo vistas como a versão feminina de H.O.T, já por serem da mesma agência, SM Entertainment.
Debutaram em 1997 e se separaram em 2009, sendo um trio: Bada, Eugene e Shoo.


4° Lugar: Baby VOX

Agora vocês me perguntam, se S.E.S foi o grande girl group que conteve bastante sucesso, porque escolhi Baby VOX em quarto, na verdade ouvi falar muito mais de Baby VOX do que todos os outros gril groups, também tendo um sucesso significativo.
Debutaram em 1997 e se separaram em 2006, com cinco membros: Kim E-Z, Lee Hee Jin, Kan Mi Youn, Shim Eun Jin e Yoon Eun Hye (ex-membros: Cha Yu Mi, Jang Hyun Jung, Jung Shi Woon e Lee Gai).


3° Lugar: Sechskies

Sendo um dos principais rivais de H.O.T, também tendo uma grande parte na evolução do kpop. Foram citados juntamente a H.O.T em Reply 1997, mostrando o nível de rivalidade que seus fãs tinham na época, e claramente não podendo faltar na lista.
Debutaram em 1997 e se separaram  em 2000, com seis membros: Eun Ji Won, Lee Jae Jin, Kim Jae Duc, Kang Sung Hoon, Ko Ji Yong e Jang Su Won.


2° Lugar: H.O.T.

Sim o primeiro lugar não vai para o H.O.T, mesmo sendo um dos meus favoritos, e um dos grandes sucessos, acredito que o grande primeiro lugar não poderia ser eles. Mesmo em um dos seus últimos grandes sucessos "Candy" ainda pra mim continua um grande grupo, sendo respeitado por muitos grupos novatos, sem contar os inúmeros covers que já foram feitos (Big Bang, Super Junior, B.A.P, Shinee entre outros). Também sendo o principal grupo citado em Reply 1997.
Debutaram em 1996 e se separaram em 2001, tendo cinco membros: Moon Hee Joon, Jang Woo Hyuk, Tony An, Kangta e Lee Jae Won, sendo também um dos grandes sucessos da SM.


1° Lugar: Shinhwa

Em primeiro lugar, merecidamente Shinhwa, considerados por mim os grandes reis do kpop, que além de terem participado do inicio do kpop, ainda continuam ativos e com o maior sucesso, já lançado seu 11° álbum nesse ano. Lembrando que Shinhwa também fazia parte da SM, mas depois saindo da agência e criando a sua própria. 
Debutaram em 1998 e continuam ativos, contendo seis membros: Eric Mun, Lee Min Woo, Kim Dong Wan, Shin Hye Sung, Jun Jin e Andy Lee.


Bom é isso, espero que tenham gostado e conhecido mais um pouco do surgimento do kpop. Caso eu tenha citado algo errado ou tenham faltado alguma informação por favor me informem, não sou uma especialista no assunto.

____________________________

Antes de terminar o post quero agradecer pelo lindo selinho que recebi! Surtos com o primeiro selinho \^3^/
Quem me mandou foi o ser fofo do Pudim de Kpop.


Como nunca recebi um não sei ao certo como funciona, então irei mandar a todos blogs lindos do meu blognroll *---*
____________________________



Até o próximo post, xoxo.

6 comentários:

  1. Ah , achei seu post super fofo , achei legal a ideia de mostrar os grupos antigos de k-pop e que hoje são ainda '' respeitado '' por muitos k-poppers e k-idosl , o último usando como exemplo banda antigas para se inspirar . E , já pensou no que os nossos filhos irão pensar sobre os nossos grupos que gostamos atualmente ? rs ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que gostou, nem muitos kpoppers dão atenção a esses grupos antigos, achei que seria legal mostrar um pouco deles aqui ~~

      haha nunca pensei direito nisso, acho que eles vão achar um pouco estranho meu vicio por kpop~~

      Excluir
  2. ótimo post, tenho várias música do H.O.T pois apaixonei pelo Kan Ta assistindo ao The Voice, mas com certeza o Shinhwa mereceu o primeiro lugar, eles são o exemplo de como os ídolos devem se portar.

    esse negócio de preconceito é irracional já que eles inspiraram todas as bandas da atualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias venho escutando bastante H.O.T apesar de não conhecer muitas músicas deles ...
      Que bom que não sou a unica que acha o Shinhwa o grande merecedor de atenção. Fico super feliz quando algum grupo novo diz se inspirar nesses grupos.

      Excluir
  3. Adoro kpop dos anos 90!
    H.O.T, Sechskies e S.E.S são muito bons, sem contar o Shinhwa após 15 anos de debut continua fazendo sucesso. Amei a postagem!
    gee-time.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu meio que sou fascinada por tudo dos anos 90, e os grupos de kpop dessa época já entrou pra minha lista haha.
      A cada dia vou virando mais e mais de Shinhwa por terem ficado juntos por tanto tempo, acho muito legal o modo que os grupos atuais se inspiram nesses grupos.

      Excluir

« »

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *